Novo chef Renato Carioni do Cantaloup estréia cardápio em Junho Eventos BaresSP 570x300 imagem
    Breakfast-Weekend-300x250.jpg

    Novo chef Renato Carioni do Cantaloup estréia cardápio em Junho

    Novo chef Renato Carioni do Cantaloup estréia cardápio em Junho

    Por Equipe BaresSP | 09 de Junho 2006


    Um dos ícones da gastronomia contemporânea de São Paulo, o restaurante Cantaloup entra em uma nova fase. A partir de agora os clientes poderão degustar pratos do novo cardápio, reformulado por um talento da gastronomia brasileira que o Brasil ainda não conhece. O chef catarinense Renato Carioni acaba de chegar ao País depois de construir uma sólida carreira durante nove anos na Europa, onde passou por restaurantes estrelados na Inglaterra, França e Itália.

    O novo chef conta que usou bases da clássica cozinha francesa combinadas à pluralidade de técnicas da gastronomia contemporânea para criar pratos cheios de perfume e infusões como a Cavaquinha banhada com verbena.

    Igualmente convidativas são algumas opções de entradas como Ovos molet com ragout de aspargos e cogumelos ao molho de parmesão, ou dos pratos principais: Costeleta de Vitelone com blinis de mandioquinha foto e Camarão recheado com marisco e vôngole.

    Talento brasileiro
    Com um diploma do SENAC de Águas de São Pedro embaixo do braço, Renato Carioni decidiu partir para sua viagem pelo universo gastronômico europeu no final dos anos 90. Durante quase nove anos, passou pela cozinha de restaurantes reconhecidos como o do hotel Ritz, de Londres, o Villa de Lys, do Hotel Majestic em Cannes (2 estrelas no Guia Michelin); o Enoteca Pinchiorri, de Florença (3 estrelas no Michelin) e o mais recente, o Château Chèvre d Or (2 estrelas no Michelin).

    Além dos conhecimentos técnicos de cozinhas clássicas, como a francesa e a italiana, Carioni aprendeu em sua temporada européia a importância de utilizar ingredientes frescos e obedecer à sazonalidade, algo que pretende reforçar no Cantaloup.

    Gastronomia pioneira
    O Cantaloup apresenta uma culinária sem fronteiras, com foco na nova cozinha moderna brasileira, explorando o que existe de mais rico em diferentes culturas gastronômicas. O resultado é um cardápio criativo, aberto a novos sabores e sensações.

    Essa culinária em constante mutação, tem sido marcada por seu caráter ousado, que combina o clássico e o contemporâneo, buscando o que há de melhor nessa alquimia. Característica que já na década de 90 diferenciava o Cantaloup da gastronomia praticada em São Paulo.

    O restaurante também se tornou um espaço de formação de grandes chefs que não tardaram a se revelar na gastronomia paulistana. Entre eles estão Jéferson Rueda, Douglas Santi, Paulo Barroso de Barros, Ana Zambeli e Naim.

    Destacando-se pelo requinte de seu ambiente e de sua culinária, o restaurante já recebeu convidados internacionais como Émile Jung, Roger Jaloux e Jacques Lameloise.

    Elegância, inovação e abertura para grandes talentos da gastronomia são os ingredientes que levaram o Cantaloup a se consagrar como um dos melhores restaurantes contemporâneos da cidade.

    In Vino Veritas
    Há quase dez anos, além de cuidar da qualidade dos pratos que serve, o Cantaloup dispensa a mesma atenção à sua carta de vinhos.

    Enófilo, o sócio Daniel Rolim Sahagoff usou de toda a sua paixão e conhecimento para fazer de seu restaurante um lugar centrado nas qualidades desta bebida, que realça o sabor dos pratos.

    No local, há uma imponente adega, que abriga quase 400 rótulos de 22 importadoras e 10 países. Em vez de estar localizada timidamente nos fundos da casa, a adega é uma das protagonistas do espaço e está exposta aos olhos do público.

    Na escolha dos rótulos, Daniel procura colocar novidades do mercado e vinhos pouco conhecidos, trazendo para a carta um caráter exclusivista. A adega, assim como a cozinha, é outra área do restaurante que está sempre em evolução. A boa relação custo-benefício é um dos pontos altos da casa, citado por vários críticos gastronômicos da cidade.

    A carta de vinhos do Cantaloup também foi a primeira a tornar acessível aos não iniciados os segredos do vinho. Auto explicativa, ela trás os mapas das regiões produtoras, as características de cada bebida e informações sobre o terroir.

    Como conseqüência desses cuidados, o restaurante é atualmente ponto-de-encontro de confrarias e degustações e território livre para todos os amantes do vinho.

    Casa comporta projeto arquitetônico invador
    Tão inovador quanto a proposta culinária, o projeto de arquitetura de interiores do Cantaloup também é um dos pontos altos da casa, desde sua abertura, em meados dos anos 90.

    O espaço amplo da antiga fábrica de pães, que funcionava no endereço, foi convertido neste projeto elegante e arrojado, que leva a assinatura do arquiteto Arthur de Mattos Casas.

    Madeiras nobres, tijolos de demolição, pé direito alto e estruturas de ferro aparente ganham vida integrados aos móveis, luminárias e peças de design exclusivo e de vanguarda.

    Uma década depois, Casas foi escalado para renovar o projeto de arquitetura do restaurante, incluindo uma nova lareira, novos pisos e matérias e iluminação de Franco e Fortes.

    Destaca-se também o pátio com teto de vidro e espelho d água, além do paisagismo exuberante, assinado por Gilberto Elkis. A imponente adega, com os refinados vinhos da casa, completa a decoração.

    Serviço:

    Restaurante Cantaloup
    Rua Manoel Guedes, 474 – Itaim - SP
    Tel: (11) 3078.3445

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     


    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo