
Conheça os diferentes tipos de cafeteiras
Cada modelo de cafeteira tem um processo de preparo único. Saiba mais
Existem diversos tipos de cafeteiras, com um processo de preparo único, que faz diferença no produto final. Conheça um pouco de cada uma e escolha o tipo de café que mais se encaixa no seu gosto:
Tradicional - A moagem mais fina e um tempo maior de contato com o oxigênio produz uma bebida com maior teor de cafeína. O consumo deve ser rápido para que o café não oxide. Mesmo assim, alguns aromas não são extraídos. Éum café mais fraco do que o feito pela Moka italiana, por exemplo.
Italiana - O café preparado na tradicional cafeteira italiana, a Moka, exige uma moagem intermediária e é mais forte que o café coado. A cafeteira vai ao fogo com água na parte de baixo e café em uma parte intermediária. O vapor de água sobe sob pressão e passa o café. É a bebida que mais se aproxima do espresso.
Francesa - Exige uma moagem mais grossa. A água quente - e não fervida - é despejada na cafeteira e fica em contato com o pó de dois a três minutos para infusão. Então, o café é compactado e a bebida está pronta. Por ter um sabor suave, é a bebida que mais se assemelha com amostragens de degustador.
Espresso - As cafeteiras de espresso caseiras não têm a mesma pressão das máquinas profissionais. O café é extraído por porção, a partir do pó de moagem fina.
Com cápsulas - Mais conhecidas no exterior, as cafeteiras que funcionam com cápsulas entraram de vez no mercado nacionalno início do ano passado. Cada cápsula faz uma porção de bebida. A vantagem é que é possível padronizar o sabor do café. O modelo da Nespresso tem 16 sabores de cápsula, que custam, em média, R$ 1,80.










