Portugueses criam álcool a partir de grãos usados de café Eventos BaresSP 570x300 imagem
    curso-barista-arroba.gif

    Portugueses criam álcool a partir de grãos usados de café

    Café com teor alcoólico semelhante ao da vodka é criado em Portugal

    Por Emanuellen Trizi | 20 de Agosto 2013 - Publicado em 19 Agosto 2013


    Alguns coqueteis misturam café e álcool, mas tornar o café alcoólico é algo um tanto quanto inusitado. Entretanto, um grupo de cientistas portugueses da Universidade do Minho, em Braga, Portugal, publicaram recentemente uma pesquisa em que extraíram da borra de café um líquido com teor alcoólico de aproximadamente 40%. O material foi publicado na revista científica LWT - Food Science and Technology e equipara a bebida ao patamar da cachaça e da vodka.

    Para chegar a tal resultado, os pesquisadores recolheram o café usado e deixaram a borra secar. Depois, aqueceram este pó em água a 165ºC durante 45 minutos, filtrando a bebida em seguida. Nesta fase, adicionaram açúcar e células de levedura para só então deixar a bebida fermentar.

    A equipe convidou oito profissionais para experimentar e avaliar a bebida, que foi classificada como "com cheiro de café, mas um sabor amargo e pungente". Os especialistas recomendaram que o sabor poderia ser alterado através de envelhecimento e que a bebida tem qualidade suficiente para consumo.

    Os pesquisadores vão continuar explorando as possibilidades etílicas do café e ainda não há previsão de quando a bebida poderá ser vendida no mercado. A única má notícia é que a bebida não tem o potencial energético que um café não-alcoólico proporciona, pois a cafeína praticamente desaparece no processo de preparação.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo