Geada prejudica safra 2013/14 do café nas lavouras no Paraná Eventos BaresSP 570x300 imagem
    experiencia-gastronomicas_banner_300x250.jpg

    Geada prejudica safra 2013/14 do café nas lavouras no Paraná

    Lavouras de café do Paraná são prejudicadas por causa da geada

    Por Emanuellen Trizi | 30 de Julho 2013 - Publicado em 29 Julho 2013


    O sul do país passou por temperaturas negativas e neve na semana de 22 a 26 de julho e o saldo para o agronegócio não foi favorável. No Paraná, por exemplo, algumas lavouras de café foram arrasadas por causa da geada negra, a mais devastadora dos três tipos de geada, pois queima a planta por dentro.

    A Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) informou que principalmente no norte e noroeste do Estado é onde estão as lavouras mais atingidas. Segundo o economista Paulo Franzini, do Departamento de Economia Rural, 80% da área ocupada com este tipo de cultura no estado foi atingida.

    A marca alcança cerca de 82.300 hectares de cafezais, principalmente nas cidades de Mandaguari - uma das mais atingidas - Apucarana, Ivaiporâ, Londrina e Maringá. No Norte Pioneiro a geada não foi intensa e o prejuízo aparentou ser menor.

    Segundo o DERAL, a safra deste ano não foi prejudicada e o órgão estima que atinja o previsto de 1,7 milhões de sacas. Mas, a safra do ano que vem pode estar comprometida, pois a geada afeta o potencial produtivo da planta. Entretanto, a dimensão dos danos só será realmente avaliada quando houver a primeira florada, entre outubro e novembro.

     

     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares


    topo