facebook tag
 
 
889 novas cervejarias abrem as portas em 2018 no Brasil  Eventos BaresSP 570x300 imagem

889 novas cervejarias abrem as portas em 2018 no Brasil

Setor de cervejaria cresceu mais de 30% em relação aos anos anteriores

Michelly Lelis 

 

O ano de 2018 foi marcado pelo grande crescimento do setor de cervejarias. Segundo os pesquisadores Eduardo Fernando Marcusso e Calor Vitor Muller, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a cada dois dias uma nova fábrica de cerveja era registrada no Brasil. Trabalhando com números, foram mais de 30% a mais que os anos anteriores, no qual fez o país fechar o ano com 889 fábricas. Dos 5.570 municípios brasileiros, 279 já possuem pelo menos uma cervejaria registrada. 
 
Além do grande número de novas cervejarias, outro dado que impressiona é o volume de registros de cervejas e chopes. Apenas no ano passado, foram mais de 6,8 mil concessões, número que supera outros setores, como o de polpas de frutas, vinhos e bebidas mistas. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo tiveram mais de mil registros cada. 
 
“O aumento significativo na qualidade de cervejarias é um passo fundamental para que o mercado cresça. Com mais opções, rótulos regionais e um trabalho de inclusão de todos os estados brasileiros no universo da cerveja artesanal, acreditamos ser possível ultrapassarmos os 3% do volume de cervejas comercializado nos próximos anos. Hoje, a estimativa é que estejamos próximos aos 2%”, diz o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli. No quesito à concentração, a região Sudeste segue liderando o mercado nacional com 90% dos produtos realizados em 2018.
 
Apesar do vasto crescimento, o ranking de estados com maior número de fábricas não se modificou. Rio Grande do Sul continua liderando (186), seguido por São Paulo (165), Minas Gerais (115), Santa Catarina (105) e Paraná (93). Mas em relação ao crescimento, o Espírito Santo ganha o destaque, já que em 2017 o estado possuía apenas 11 cervejarias e em dezembro de 2018 tinha 19. Aumento significativo de 72,7%. 
 
Com o crescimento do setor de cervejarias, outro número também aumentou devido a esse fato. As cervejarias com menos de 100 funcionários geraram 1.114 vagas de janeiro a dezembro de 2018, ou seja, quase 20% maior do que as grandes indústrias, geralmente ligadas a marcas comerciais, que geraram 828 postos de trabalho. A estimativa para os próximos anos é que as cervejarias de 1 a 99 funcionários empreguem 3,6 mil pessoas. 
 
 
 
 
 
 

 

BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos