Gim Virga Eventos BaresSP 570x300 imagem
    arroba-cafe-social.jpg

    Gim Virga

    Primeiro gim artesanal do Brasil

    Por Michelly Lelis | 14 de Fevereiro 2021


    Para todos aqueles que curtem tomar um bom drink durante um encontro com a família e/ou amigos, provavelmente já deve ter visto no cardápio o famoso gim. Apesar de ser considerada uma das bebidas destilada mais antigas, o gim reapareceu como uma opção de drinks de bares e restaurante de todo o Brasil, uma boa escolha para aqueles que querem algo clássico, mas diferente. Dentre as opções, há o Gim Virga, o primeiro gim artesanal do Brasil. Conheça mais sobre a história do Gim Virga:
     

    História do Gim Virga

    A história da marca carrega uma simbologia muito forte entre a relação do Brasil com a Holanda. O trecho “fora esta a primeira grande aventura de liberdade, o primeiro grande contato com o mundo (...) que tivera a colônia portuguesa da América, até então conservada em virgindade quase absoluta” de “Sobrados e Mucambos”, Gilberto Freyre, faz o prefácio de “O Brasil Holandês”, de Evaldo Cabral de Mello Neto, e descreve a ideia de Virgindade Agreste, e também uma das primeiras inspirações para o Gim Virga.
     
    O nome também se refere a um fenômeno meteorológico chamado de “chuva fantasma”, que ocorre quando a precipitação da água das nuvens evapora antes de atingir o solo. Algo semelhante acontece nos alambiques de cobre, quando os vapores de álcool evaporam, condensam e precipitam na forma de destilados como rums, cachaças, uísques e gins de qualidade. Virga é o primeiro gim artesanal feito em pequenos lotes no Brasil. Criado por quatro amigos – três brasileiros e um holandês, a marca é a perfeita definição e união entre Brasil, Holanda e Reino Unido. 
     
     

    A receita do Gim Virga

    Para produzir Virga, a marca valoriza o uso de ingredientes locais, além do respeito às tradições brasileiras em produzir bons destilados e pela revelação da qualidade de produção artesanal. Como todo gim seco, a marca usa como principal botânico o zimbro, único ingrediente estrangeiro no gim e, o resto, é pura genialidade brasileira. Em sua base, por exemplo, ao invés de utilizar álcool de cereais, o Virga aposta no álcool de cana, produzido nos alambiques de Cachaça Engenho Pequeno, localizada em Pirassununga, no interior de São Paulo.
     
    Os demais botânicos também têm inclinação brasileira. Cana, sementes de coentro e pacova. Eles são macerados manualmente, e infusionados na cachaça bidestilada. A escolha deles levou mais de seis meses. “Não é nosso objetivo apresentar o mesmo de sempre: uma imagem de Brasil estereotipado, apelando sempre para o exótico de botânicos de nomes que nós brasileiros de São Paulo ainda não ouvimos falar. Nós queremos fazer do gim uma maneira de conhecer o Brasil aos poucos, e não engarrafar um perfume inusitado para turistas buscando experiências rápidas e pouco inspiradoras. Não queremos que gostem do nosso gim por ele ser exótico, queremos que gostem dele por ele ser único, por contar uma história e por nos ajudar a entender e valorizar nosso país”, conta Felipe Januzzi, um dos quatro amigos criadores da marca.
     

    Drinks com Gim Virga

    • Antônio Collins
    50ml Virga
    150ml Água com Gás
    25ml Suco de Limão Taiti
    15ml Xarope Simples
    Ramo de Alecrim.
     
    • Virga Fizz
    45ml de Virga
    80ml Club Soda
    30ml Suco de Limão Siciliano
    15ml Xarope Simples
    1 Clara de ovo
     
    • French 7V
    50ml Virga
    25ml Suco de Limão Siciliano
    15ml Xarope Simples
    100ml espumante
     

    Onde encontrar Gim Virga

    O gim pode ser encontrado em diversos bares e restaurantes de São Paulo como, A Queijaria, Disjuntor, Lemni, Tordesilhas, Mr. Man, D.O.M, Eataly, Varanda, Open Kitchen, Guarita, Esquina Mocotó, Santo Grão Itaim, Dalva e Dito e muitos outros. Também é possível encontrar em alguns estabelecimentos na Bahia. Para maiores informações, acesse virga.com.br/onde-encontrar.

     

    TAGS
     
     
     
     

    Bares em São Paulo

     
     

    Notícias BaresSP

     

    BaresSP publicidade 980x90 bares

    BR3 Eventos Ltda - CNPJ 09.304.439/0001-82 - Rua Itápolis, 1468 - Pacaembu- CEP 01245-000 - São Paulo - SP

    topo