Qual é o material necessário para barista?

Notícias

Qual é o material necessário para barista? Eventos BaresSP 570x300 imagem

Qual é o material necessário para barista?

Qual é o material necessário para barista?

Enrico Meloni 23/09/2016

 

O barista é o profissional que trabalha com bebidas baseadas no café. Ele deve ser um profundo conhecedor dos tipos de café, inclusive os especiais, ou seja, aqueles de alta qualidade. Além disso, o barista também pode criar novas bebidas baseadas em café. Esse profissional pode ser considerado um mestre na preparação de cafés, pois ele é um profundo conhecedor de todas as fases que envolvem a vida do café, desde seu cultivo enquanto planta, as suas etapas de processamento, o processo de torra, a moagem e a extração da bebida.

Para exercer bem as suas funções, o barista pode contar com a utilização de equipamentos essenciais para o manuseio do café e a criação de novos produtos. Isso é o que chamamos de material necessário para barista. Todo estabelecimento que trabalha com um barista deve oferecer a ele os instrumentos necessários para que tudo o que ele faça possa estar no mais alto nível de qualidade.

Por que é considerado fundamental?

Alguns dos materiais que podem ser considerados fundamentais para o barista são os que envolvem o uso do leite, que é elemento essencial na preparação de bebidas baseadas em café. Assim, o barista poderá coar, moer e vaporizar o leite a fim de estilizar uma bebida ou até mesmo trabalhar na criação de um novo produto. O material necessário para barista é aquilo que atende às necessidades específicas do profissional.

As situações que fazem o material ser importante

É cada vez mais comum e frequente vermos o trabalho do barista em cafés, restaurantes e bares. Com o aumento do interesse do brasileiro pelo café, os estabelecimentos comerciais buscam a contratação desse tipo de profissional para se especializarem na área e garantirem a clientela em ascensão.

Por isso, conhecer o material necessário para barista é o primeiro passo para fazer com que esse profissional possa trabalhar corretamente. Mas qual material é o mais essencial para o trabalho do barista? Isso pode variar de acordo com a necessidade do momento.

·         Para compactar: nessa situação, o material necessário para barista será o que chamamos de tamper. Ele é um compactador usado para amassar o pó do grão do café. O tamper profissional também é conhecido como calcador de café. Ele ajuda na compactação do pó do café no porta-filtro para que o resultado seja satisfatório e evite que o ar fique entre o pó e o tamper. Seu modelo mais recomendado é feito em alumínio maciço, para que seu peso seja menor, facilitando o manuseio

·         Para o manuseio do leite: nessa situação, o material necessário para barista será a pitcher. Ela é uma leiteira utilizada para realizar a vaporização do leite para as misturas com bebidas e também para a confecção de desenhos no café.  É a jarra onde é colocado o leite que será utilizado na confecção de técnicas como o Latte Art, por exemplo

A profissão de barista é muito importante e requer o uso dos melhores equipamentos disponíveis. Isso fará com que o barista desempenhe sua função em alto nível e isso será benéfico principalmente para o sucesso do estabelecimento que conta com esse profissional.

+ Conheça o material necessário para Barista em São Paulo

 
 
 

Conheça nossos cursos

 
  • Curso Barista
  • Curso Barista - Latte Art
  • Curso Bartender Flair
  • Curso Bartender Iniciante
  • Curso Cervejas Especiais
  • Curso Como evitar reclamações trabalhistas em Bares e Restaurantes
  • Curso Curso de Gestão para Bares e Restaurantes Básico
  • Curso Drinks Com Café
  • Curso Fotografia Iniciante
  • Curso Garçom
  • Curso Workshop Caipirinhas
  • Curso Workshop de Saquê
  • Curso Workshop de Tequila
 

 

BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos