Horta Café & Bistrô

  •   Horta Café & Bistrô

 
 
Categoria: Restaurantes, Naturais
Endereço: Rua Costa Carvalho,159 - Pinheiros, São Paulo - SP - 05429000
E-mail: contato@hortaface.com.br
Telefone: (011) 3031-5997
Facebook: https://www.facebook.com/hortacafeebistro
Horário: Café: Seg a Sex das 8h às 11h/ Almoço: 11h30 às 15h/ Sáb das 8h30 às 11h e das 12h às 16h
Lotação: 73
Serviços: Aceita Ticket, Restaurante.

Localizado no coração do bairro de Pinheiros, um sobrado com ares interioranos abriga o Horta Café & Bistrô, restaurante aconchegante que segue a linha ovolactovegetariana, ou seja, receitas vegetarianas que também fazem uso de ovos, leite e seus derivados entre os ingredientes. O chef de cozinha e sócio-proprietário, Gustavo Brusca, atento a esta culinária há mais de 15 anos, não abre mão de manter a harmonia dos ingredientes na elaboração do cardápio e, principalmente, o cuidado com sabor.

Inaugurada em outubro de 2007, a casa nasceu da necessidade que o chef viu em aprimorar o paladar dos tradicionais pratos vegetarianos. “Desenvolvi para o menu do Horta uma culinária vegetariana rica em sabores, pois foquei minhas pesquisas partindo de receitas tradicionais mescladas à ovolactovegetariana, sempre utilizando ingredientes naturais e frescos regados com temperos elaborados”, explica Brusca.
Cardápio

Gustavo Brusca utiliza somente ingredientes in natura na elaboração dos pratos. O almoço executivo funciona das 11h30 às 15h de segunda à sexta-feira. Uma boa pedida é o Menu Completo, que têm duas opções de entrada e quatro pratos principais - dois são fixos no menu e dois mudam todos os dias. A opção inclui ainda água, pão integral com linhaça – produzido diariamente, de maneira artesanal, no próprio local - um suco ou chá gelado e uma sobremesa.

Os pratos fixos do cardápio são: segunda-feira: Delícia paulista (feijão, arroz, farofa de alho, legumes e tomates frescos, ovo) e Berinjela à parmegiana (batatas ao murro com pesto de manjerição e risoto); terça-feira: Kibe de bandeja recheado com tofu, mussaka e acelga recheada de grão de bico e Kibe frito com recheio de homus arroz egípcio e cozido marroquinos; quarta-feira: Feijoada vegetariana (farofa, couve manteiga, torresmo vega, banana frita e feijão com legumes) e Xadrez de legumes a moda chinesa com arroz chop suey e braciola de legumes com shoyu e saquê; quinta-feira: Lasanha de espinafre com molho gorgonzola e macadamia e polpettone recheado de mussarela temperada e Estrogonofe de queijo coalho e pupunha e batata palha; sexta-feira: Assado vienense com recheio de shimeji e shitake, com legumes no vapor e risoto de alho poró e limão siciliano e Bacalhoada vegetariana com azeite português. Há também o menu degustação que inclui pequenas porções dos quatro pratos do dia. Quem preferir há a opção de massa seca que varia entre penne e fusili e acompanha um molho a escolha (pesto, primavera, alho e óleo ou sugo).

Para incrementar o cardápio, o chef resgatou uma tradicional “receita da vovó”: Tortilha preparada com ovos e batatas. Além destas sugestões há também, todos os dias, um combinado fast-food vegetariano X-burger, salada, quiche que varia diariamente e sobremesa. A casa ainda apresenta uma ótima opção de café da manhã, das 8h às 11h, com pães, quiches, sanduíches de queijos, frutas, granolas, chocolates feitos com cacau, sucos e chás.
Ambiente

O Horta Café & Bistrô tem capacidade para acomodar 73 pessoas em seus três ambientes. Em cada detalhe, referências naturais podem ser notadas, da modesta horta logo na entrada, onde são cultivados ramos de especiarias, como alecrim e manjericão, às peças de madeira de demolição trazidas da cidade de Tiradentes, Minas Gerais, e colunas e paredes de tijolos à vista, que completam o clima rústico da casa.

No primeiro ambiente, mesas ao ar livre abrigadas por um toldo de lona, forrado com palha de bambu, reforça o tom intimista da iluminação original do local. Pouco mais à frente, ao lado das mesas, três obras de arte dividem o mesmo espaço em uma das paredes no andar térreo do restaurante. Duas delas, extensas esculturas planas de metal chapado, remetem à idéia “você é o que você come”, com figuras de dois homens interagindo com seus organismos. O conceito foi traduzido por Rogério Resende, artista reconhecido internacionalmente e que teve seus trabalhos expostos na Casa Cor 2008.

Logo ao lado, a constante alusão à natureza ganha formas com o desenho em forma de grafite de uma árvore, com mais de dois metros e meio de altura, toda feita em grafite pelo artista ‘Gesto’, que possui mais de 13 anos de experiência na arte.

A decoração foi inteiramente pensada pelo chef, e alguns objetos, como cangas adornadas no teto do segundo andar da casa e o próprio estofado das cadeiras, são inspirações que ele buscou na época em que trabalhou com moda. Cores quentes, como o laranja e o vermelho, ganham nuances ímpares com a mistura de tons que contrastam com o verde das árvores e plantas espalhadas pela casa, todos arranjados conforme os preceitos do feng shui.
Sobre o chef

Nascido em Montevidéu, no Uruguai, o chef Gustavo Brusca estuda culinária há cerca de 15 anos. Em 2006, deixou a carreira de empresário para assumir sua paixão pela gastronomia. Antes de comandar as caçarolas do Horta Café & Bistrô, o chef dedicou boa parte de sua carreira atuando como empresário da indústria têxtil e do mundo da moda. Seu primeiro contato com a gastronomia se deu nas constantes viagens de negócios que fazia ao exterior, onde pôde experimentar cozinhas das mais variadas culturas. Desde de 1993, Gustavo se interessa pelo mundo da gastronomia em 1995 começou a estudar. Em 2004, fez o curso de Profissionalização em Culinária na Escola Wilma Kövezi. Começou a testar e elaborar pratos em eventos de família e festas entre amigos. No ano de 2005, cursou Administração em Gastronomia e em 2006, fez um curso de panificação.




Localização Horta Café & Bistrô

 


     
     
     

    Restaurantes Naturais em São Paulo

     
    Desfrutti Sabor & Saúde - Itaim/bares/fotos/desfrutti itaim .jpg BaresSP

    Desfrutti Sabor & Saúde - Itaim

    Opções saborosas, preparadas com ingredientes frescos e naturais

    compartilhe: Facebook 20x20  Google Plus 20x20  Twitter
    Desfrutti Sabor & Saúde - Morumbi/bares/fotos/desfrutti morumbi.jpg BaresSP

    Desfrutti Sabor & Saúde - Morumbi

    Oferece opções preparadas com ingredientes frescos e naturais

    compartilhe: Facebook 20x20  Google Plus 20x20  Twitter
    Maha Mantra /bares/fotos/maha-mantra-01.jpg BaresSP

    Maha Mantra

    Cardápio Orgânico com toque do exótico sabor da culinária Indiana

    compartilhe: Facebook 20x20  Google Plus 20x20  Twitter
       
       

       

      BaresSP   BR3   DisplayFun   BaresSP eventos