História do Café
A história do café teve início a mais de 1300 anos, nas montanhas de Abissínia, hoje Etiópia, no nordeste da África. Mesmo assim é difícil determinar quando o café foi identificado como bem de consumo ou quem preparou a primeira infusão. Mas, é de conhecimento que a história popular do café aponta para meados do século III, e tem como personagem um jovem pastor árabe chamado Kaldi que em uma tarde observou como suas cabras ficavam de uma forma estranha, correndo e dando saltos como loucos, após comer arbustos parecidos com loureiros preenchidos de frutos vermelhos.
Intrigado com a vitalidade das cabras, Kaldi levou mostras de folhas e frutos a um monastério chamado Cheodet, ocorreu que pelos seus efeitos o fruto foi considerado do demônio, então o jogaram na fogueira. Porém, na medida em que os grãos queimavam desprendia um agradável aroma que logo invadiu o lugar. Pensaram então em preparar uma bebida com o que havia tostado e fascinado com o resultado, o abade lhe deu o nome de “Kaaba”, que em árabe quer dizer “Pedra Preciosa de Cor Café”.
Em sequência, á meia-noite o encarregado de despertar os monges para a reza, os fez beber algumas gotas da bebida preparada anteriormente, e pela primeira vez entre eles as orações não foram em voz suave, mas levadas com grande entusiasmo e alegria. Desde então, o costume se fez norma e a cada dia na hora da reza os monges tomavam uma taça de Kaaba, bebida essa que segundo eles foi enviada por Alá para ajudar no cumprimento de suas tarefas. O segredo da bebida e suas virtudes foram guardados pelos árabes durante cerca de mil anos que ao comercializar os frutos antes o descascavam e ferviam para que não pudesse ser cultivado.
No início do século XVII, o café foi levado à Europa e entrou pelo porto de Veneza na Itália e logo passou por outros países como Holanda, França, Inglaterra e Alemanha difundindo o consumo por toda Europa.
Já o cultivo do café foi iniciado pelos holandeses, o primeiro comerciante a cultivar o fruto foi Nicolas Witizen que depois de muitas tentativas conseguiu obter algumas sementes que levou à antiga Batávia (atual Jacarta, capital da Indonésia). Assim a Holanda chegou a dominar a produção mundial do café.
Acredita-se que foram os holandeses que em 1714, trouxeram as primeiras sementes de café para a América, mais exatamente para a antiga Guiana Holandesa, hoje Suriname e partir dessas sementes propagou seu cultivo em países do continente americano como o Brasil, América Central, Venezuela e Colômbia.
No Brasil, o café ganhou espaço e passou a ser cultivado em vários estados e até na Serra do Mar e no Vale do Paraíba. Do Rio de Janeiro as raízes alcançaram o solo fértil do Estado de São Paulo e Minas Gerais, e no final do século XIX a cidade de São Paulo já era conhecida como “Capital do Café”.