Curiosidades
Conhecido como Kopi Luwak, o café mais caro do mundo é produzido na Indonésia com ajuda de um animal chamado Civeta. O nome Kopi siginifica Café e Luwak pequeno mamífero parecido com um gato. Esse animal seleciona somente os frutos doces e maduros do café que fazem parte de sua alimentação diária, no processo de digestão natural do Luwak os grãos saem inteiros e por sua vez sofrem uma fermentação provocada pelas enzimas do seu sistema digestivo e segundo os apreciadores proporciona um sabor levemente achocolatado.
Os grãos não são dissolvidos pelo organismo do animal e excretados junto com suas fezes, depois de colhidos passam por uma série de procedimentos para o consumo humano.
O Kopi Luwak é o café mais caro do mundo, pois, sua produção é pequena. São produzidos cerca de 230 quilos por ano, o preço do quilo do café mais caro do mundo pode custar cerca de R$ 1,500.
De acordo com a Revista Galileu, não há registros precisos sobre a história do Kopi Luwak, mas acredita-se que a origem de sua produção data de cerca de 200 anos atrás, quando os colonizadores holandeses iniciaram plantações de café nas ilhas de Java, Sumatra e Sulawesi, onde hoje é a Indonésia.